Amazônia

O pirarucu é um peixe jurássico, de mais de 200 milhões de anos. Nos dias de hoje, o pirarucu desempenha um papel fundamental na cultura e na economia local amazônica. Mas nem sempre foi assim. A pesca predatória e a falta de regulamentação levaram o pirarucu à beira da extinção. Em contrapartida, as populações indígenas e ribeirinhas amazônicas começaram a se organizar pela defesa do peixe. Reunindo a sabedoria local e o conhecimento científico, surge uma prática que ficou conhecida como o Manejo Sustentável do Pirarucu. Essa regulamentação e organização social foram fundamentais para a sobrevivência do peixe.

O pirarucu é a principal fonte de proteína da população nativa por milhares de anos. E a sua pele costumava a ser descartada por não ter uma utilização prática. Hoje, o que antes era descartado, tem um papel fundamental na economia circular amazônica, se tornando um dos mais lindos materiais da moda: o couro sustentável do pirarucu.

A Nova Kaeru participa ativamente do Manejo Sustentável do Pirarucu, colaborando com as populações indígenas e ribeirinhas locais. Nossa essência vai muito além do produto final; é o compromisso com a luta contra a pesca predatória, a preservação da Floresta Amazônica, e o apoio às comunidades locais. A Nova Kaeru trabalha em conjunto com cooperativas de pescadores organizadas, colaborando intensamente para melhorar as condições de vida, o empoderamento social, e a proteção da biodiversidade.

Contato